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Cinco dicas de comunicação estratégica para restaurantes

25.04.2018

Como planejar e executar um plano de comunicação estratégica para restaurantes? Qual a diferença em relação a outros segmentos? Onde atuar? Para começar este post, vamos lembrar que cada segmento e meio em que o negócio está inserido possui particularidades referentes ao seu público, modelo de negócio, e por aí vai. Portanto, mesmo que exista uma “fórmula” básica para traçarmos uma estratégia de comunicação, adaptações devem ser feitas para que a mensagem atinja diretamente o público-alvo, no lugar certo e no momento oportuno.

Vale dizer também que vamos listar aqui meios estratégicos que podem ser utilizados para o segmento de restaurantes, mas que outros meios não devem ser invalidados. Por mais que tentemos padronizar um formato, uma análise detalhada deve ser feita anteriormente. Além disso, é importante sempre contar com um trabalho de inteligência estratégica para a elaboração de um plano de atuação.

 

 

 

Assessoria de imprensa

 

Se você quer um retorno rápido, independente de construir uma imagem forte para o seu negócio, esse não é o meio mais indicado. Mas, se a sua intenção é ter um nome próspero, reconhecido e respeitado, talvez seja um dos melhores caminhos a seguir. A assessoria de imprensa será responsável pelo relacionamento com a mídia, seja on-line ou off-line, e fará com que você e seu nome estejam presentes nos canais certos, com a mensagem sendo direcionada para as pessoas certas. Quer ver o seu restaurante aparecer em jornais, revistas, blogs e na boca de influenciadores? Pode contar com a assessoria de imprensa.

 

 

Blog

 

Pode parecer óbvio, mas muitos restaurantes não possuem esse canal de relacionamento com o público. Existe mais de uma maneira de utilizar o blog de forma estratégica e, também neste caso, não espere um retorno imediato. Através desse canal, podemos oferecer um conteúdo menos superficial e construir uma relação sólida com as pessoas ao longo do tempo. A partir da construção desse conteúdo, de forma estratégica, com uma linha editorial e pautas bem definidas, aos poucos é possível atrair pessoas e posteriormente transformar esses seguidores que consomem o seu conteúdo, em consumidoras também da sua marca. Uma importante função do blog é ajudar no posicionamento orgânico nos motores de busca e contribuir para a estratégia de SEO. Quer dizer que, quando as pessoas estiverem fazendo pesquisas no Google, será mais fácil encontrarem você de forma espontânea, sem investimento em anúncios para aparecer nas primeiras posições da busca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instagram

 

Imagem é tudo! Quando falamos de comida, essa máxima vale mais que nunca. Se você vende comida, mostre. Utilize fotos bem feitas, com boa iluminação, um prato bem montado, e aguarde as reações nos comentários. O Instagram, por ser uma rede social voltada exclusivamente para o compartilhamento de imagens, é o melhor canal para explorarmos o “comer com os olhos”. Aliado à funcionalidade nativa da rede, temos também o alcance que ela proporciona, considerando o grande número de usuários e tempo gasto diariamente navegando no feed e explorando hashtags. Mas não é só isso. Após a liberação da função de envio de mensagens diretas, além dos próprios comentários nas fotos, a comunicação direta e em tempo real com o usuário ficou mais fácil e isso abre possibilidades para o estreitamento da relação com o seu consumidor ou potencial consumidor. E faz toda a diferença. Portanto, capriche no clique e interaja.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ads

 

Os Ads nada mais são do que os anúncios publicitários veiculados na internet. Suas principais características são a diversidade de formatos e a capacidade de controle de investimento em tempo real. Você investe o quanto pode naquele momento e altera quando quiser. Além das diversas possibilidades de formatos e direcionamento da mídia, aqui especificamente vamos dar uma dica para restaurantes que trabalham com serviço de delivery. Uma boa estratégia é investir em Ads para serem veiculados apenas em determinados momentos, com um objetivo específico. Quer tentar aumentar o número de pedidos via delivery? Faça um anúncio vendedor, com todas as informações necessárias e facilidade de contato, e programe para serem veiculados apenas nos horários em que a entrega está funcionando. Por exemplo, se o restaurante só entrega no horário de almoço, é indicado que as pessoas sejam impactadas quando estão propensas a ligarem e fazerem um pedido e também quando o restaurante está pronto para atender tal demanda. Outra variável a ser utilizada quando esse anúncio for criado é a localização. O anúncio pode ser dirigido para um raio de alcance a partir de um endereço, atingindo assim somente pessoas que têm maior probabilidade de estarem na área de cobertura da entrega. E esse é só um exemplo de como utilizar os Ads de forma dirigida e segmentada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliações

 

Por último, e tão importante quanto qualquer atuação estratégica, estão as avaliações. Podemos não ter o controle sobre o que é postado sobre o nosso produto ou serviço, mas podemos estar sempre presentes e atentos para gerenciar possíveis crises e reverter situações que possam manchar o nome do restaurante. Um comentário negativo é ruim. Um comentário negativo, sem resposta, é péssimo. Muitas vezes, mesmo que não existam canais digitais criados pelo restaurante, as pessoas estarão falando sobre ele e avaliando o serviço prestado. Temos diversos canais de recomendação, além das redes sociais, onde as pessoas estão constantemente avaliando esse tipo de negócio e que funcionam como um marketing boca a boca. São canais como TripAdvisor e Yelp, que existem exatamente para que as pessoas possam saber a impressão e a experiência de outros consumidores e, a partir disso, decidirem se escolhem ou não aquele local para conhecer.

 

 

Enfim, com o combo apresentado acima, restaurantes de qualquer porte estão, ao mesmo tempo, construindo uma imagem positiva de longa duração, estreitando a relação com o público-alvo, atraindo novos clientes e fidelizando os que já existem. É hora de colocar a mão na massa (literalmente, inclusive) e fazer acontecer. Não esqueça também que a comunicação existente após o momento em que alguém cruza a porta de entrada do estabelecimento tem um efeito em toda a cadeia. Bom trabalho e bom apetite.

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