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Cinco livros que todo profissional de comunicação deveria ler

25.07.2018

Qual foi o último livro que você leu? O que essa leitura agregou para o seu desenvolvimento profissional? Através da leitura nós conseguimos enxergar além, descobrir o que ainda não era sabido, vislumbrar novas possibilidades, ter insights preciosos e até mesmo mudar o rumo de uma trajetória. Acredite, a leitura tem todo esse poder transformador. Neste post iremos indicar 5 títulos que todo profissional de comunicação deveria ler. Para não focar apenas em uma área de atuação ou em algum tema específico, selecionamos uma variedade de obras que, apesar de serem voltadas para determinados segmentos da comunicação, fazem enorme diferença na vida de todo profissional que atue na área, independente da especialização. Confira:

 

 

Marketing e Comunicação da Era Pós-Digital - As Regras Mudaram (Walter Longo): novos desafios surgem para os líderes e gestores de comunicação, marketing e publicidade. Este livro é para esses profissionais, que precisam entender as mudanças que afetam a sociedade e seus hábitos de consumo, e buscam conduzir estratégias para o melhor desempenho presente e futuro.

Walter Longo apresenta com maestria ideias, dados relevantes, cases e conceitos interessantes que servirão de inspiração para esses profissionais. Este livro é também ótima opção de leitura para estudiosos e, por que não, curiosos sobre marketing e estratégia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Poder do Hábito - Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios (Charles Duhigg): Em “O Poder do Hábito - Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios” o autor toca em outro assunto importantíssimo, que é a criação de hábitos corretos. Duhigg conta casos de mudanças e correções de hábitos. Dentre eles, há histórias do próprio autor, mas também de outras pessoas. Você vai descobrir, por exemplo, como hábitos corretos foram importantes para garantir o sucesso do diretor executivo da Starbucks, Howard Schultz, de um dos maiores nomes da luta por direitos civis, Martim Luther King, e até do nadador Micheal Phelps, que já conquistou mais de 20 medalhas olímpicas de ouro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Estratégia do Oceano Azul - Como Criar Novos Mercados e Tornar A Concorrência Irrelevante (W. Chan  Kim / Renée Mauborgne): o livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nocaute - Como Contar Sua História No Disputado Ringue Das Redes Sociais (Gary Vaynerchuk): O marketing tradicional sempre foi uma espécie de luta de boxe unilateral, em que as empresas desferem ganchos de direita nas mesmas plataformas – rádio, TV, mídia impressa, outdoors e, mais tarde, internet – para chegar logo ao nocaute. Agora, as mídias sociais transferiram a luta para um novo ringue, onde os consumidores se mostram prontos a desafiar as empresas, expressando suas opiniões e interesses antes de comprar alguma coisa. O que resta aos profissionais de marketing e aos gestores em geral é adaptar-se a esse novo ambiente. Os exemplos de erros e acertos analisados por Gary vão acelerar  esse aprendizado, bem como a análise detalhada das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Snapchat, Vine e Google+.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunicação Empresarial - A Construção da Identidade , Imagem e Reputação (Paul A. Argenti): Comunicação Empresarial 6e, apresenta aos estudantes e profissionais de comunicação as principais teorias e técnicas para se criar um sistema coordenado de comunicação corporativa e descreve como as organizações podem se beneficiar das estratégias e ferramentas disponíveis atualmente. Como um de seus principais pontos fortes, esta obra apresenta uma série de casos e situações da vida real de forma inter-relacionada com o tema de cada capítulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após ler estes cinco títulos, acreditamos que você terá dado um longo passo na sua carreira dentro do mundo da comunicação. No mínimo, você terá aprendido muitas coisas novas e poderá ter um novo olhar sobre diversos temas antes vistos de forma superficial. Ou, então, terá acrescentado muito ao seu repertório. Desde a importância de se manter bons hábitos, até o pensamento fora da caixa na hora de elaborar estratégias de comunicação vencedoras, as indicações deste post certamente trarão benefícios práticos para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Leia, releia, saia na frente. ;)

 

Nota: a sinopse dos livros foram retiradas do site da Saraiva.

 

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