3 razões para você definir hoje seus objetivos de comunicação


Talvez uma rápida resposta seja porque “tempo é dinheiro”, uma das mais célebres frases do físico Benjamin Franklin (1706-1790). Mas em se tratando de comunicação e século XXI, nada é resolvido de forma simples. De fato, quanto mais tempo se leva até chegar em uma solução, mais dinheiro se gasta. Mas além disso, existem outros fatores importantes que compõem essa equação.


Os objetivos devem ser desenvolvidos antes de qualquer planejamento, pois deles virão as ações mais assertivas. Estes precisam ser pensados um a um, com os pés no chão e, principalmente, revisados de tempos em tempos. Entre os principais pontos que justificam a importância de traçar as metas, estão:


  1. Maior eficácia: uma comunicação eficiente pode ser capaz de alcançar mais de um objetivo ao mesmo tempo, já que uma mensagem assertiva tem chances de refletir maior impacto do que diversas mensagens que não se conectam.

  2. Fortalecimento de marca: a coerência das mensagens estimula a fixação da marca na cabeça de todos, até mesmo daqueles que não fazem parte do público-alvo. Além disso, reforça seus valores e conquista o reconhecimento na sua voz.

  3. Economia: Em meio à crise e incertezas no mundo, toda empresa busca, além de economizar, encontrar soluções inteligentes para evitar o desperdício de seus recursos. Por isso, quanto melhor traçado estiver o caminho, mais simples percorrê-lo.


E você? Sabe quais são seus objetivos?