Em tempos de crise, a comunicação bem planejada e executada se torna ainda mais necessária. Por meio dela, um negócio se conserva vivo e presente na vida do seu público-alvo, além de manter a todos informados sobre mudanças que podem ocorrer no percorrer do caminho e, ser essencial para o sucesso.
Porém, antes de qualquer ação, é importante compreender o que de fato significa essa comunicação e se aprofundar para buscar a melhor forma de encantar os públicos por meio de um posicionamento direcionado.
Dentro disso e para se cercar de informações relevantes, alguns pontos estruturais são essenciais para evitar deslizes e ruídos que podem impactar tanto na imagem da empresa e até mesmo gerar crises. São eles:
Defina seus objetivos: o mais importante neste início é compreender o atual cenário onde a empresa se encontra, entender como cuidar da imagem e onde pretende chegar.
Identifique seus públicos: desde o fornecedor até o futuro cliente, todos eles são importantes para o bom desenvolvimento e evolução do negócio. Por isso, separe um bom tempo para mapear todos e planejar a melhor e mais relevante mensagem para cada um.
Acerte seus canais de comunicação: é hora de pensar no melhor meio para chegar a cada público e criar o engajamento. Aqui é momento de refletir sobre qual meio será mais assertivo e fará com que o grupo X preste atenção na mensagem e entenda o que está sendo transmitido, o mesmo com o grupo Y, W e etc.
Desenvolva a linguagem utilizada: essa linguagem deve ser pensada em cima dos canais de comunicação utilizados, além, é claro, do perfil de cada público. Uma dica é apostar na criação de uma ou mais personas, o que facilitará a empatia e maior conhecimento dos anseios de seu público.
Monte um cronograma: com tudo em mãos, é hora de montar o planejamento e colocar as ações em prática. Dessa forma, além de montar uma rotina organizada, conseguirá estipular prazos e obter resultados de forma mais assertiva. Só uma última dica: estipule prazos dentro do que é possível ser realizado.
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