5 dicas de comunicação empresarial em um cenário turbulento


Em tempos de crise, a comunicação bem planejada e executada se torna ainda mais necessária. Por meio dela, um negócio se conserva vivo e presente na vida do seu público-alvo, além de manter a todos informados sobre mudanças que podem ocorrer no percorrer do caminho e, ser essencial para o sucesso.


Porém, antes de qualquer ação, é importante compreender o que de fato significa essa comunicação e se aprofundar para buscar a melhor forma de encantar os públicos por meio de um posicionamento direcionado.

Dentro disso e para se cercar de informações relevantes, alguns pontos estruturais são essenciais para evitar deslizes e ruídos que podem impactar tanto na imagem da empresa e até mesmo gerar crises. São eles:


  1. Defina seus objetivos: o mais importante neste início é compreender o atual cenário onde a empresa se encontra, entender como cuidar da imagem e onde pretende chegar.

  2. Identifique seus públicos: desde o fornecedor até o futuro cliente, todos eles são importantes para o bom desenvolvimento e evolução do negócio. Por isso, separe um bom tempo para mapear todos e planejar a melhor e mais relevante mensagem para cada um.

  3. Acerte seus canais de comunicação: é hora de pensar no melhor meio para chegar a cada público e criar o engajamento. Aqui é momento de refletir sobre qual meio será mais assertivo e fará com que o grupo X preste atenção na mensagem e entenda o que está sendo transmitido, o mesmo com o grupo Y, W e etc.

  4. Desenvolva a linguagem utilizada: essa linguagem deve ser pensada em cima dos canais de comunicação utilizados, além, é claro, do perfil de cada público. Uma dica é apostar na criação de uma ou mais personas, o que facilitará a empatia e maior conhecimento dos anseios de seu público.

  5. Monte um cronograma: com tudo em mãos, é hora de montar o planejamento e colocar as ações em prática. Dessa forma, além de montar uma rotina organizada, conseguirá estipular prazos e obter resultados de forma mais assertiva. Só uma última dica: estipule prazos dentro do que é possível ser realizado.

Quer saber mais? Baixe aqui nosso Guia de Comunicação exclusivo com mais dicas e informações.

© Anunciattho Comunicação 2017.

Site produzido por Inside Business Design.