Segundo Joey Reiman, empresário e escritor americano, “o propósito do trabalho é trabalhar pelo propósito”. Parece simples, porém, muitas empresas confundem propósito com missão ou visão. Aqui começa o erro, pois missão significa “o que” e “como” a empresa faz e visão revela “aonde ela quer chegar”. Já o propósito traduz o “porque” dela existir. Ele deve nascer da alma do negócio, do sonho que impulsionou a sua existência.
Pode soar um tanto quanto subjetivo, mas a cada dia que passa, se torna mais relevante que a empresa apresente uma essência capaz de motivar colaboradores a atingirem seus objetivos junto com ela. Por isso, é essencial que os líderes estejam preparados para engajar os colaboradores por meio de uma gestão integrada e coesa, dando visibilidade a todos, além de vivenciar e difundir o propósito todos os dias.
Para que esse engajamento dê frutos, juntamente com a liderança, é importante o papel da área de recursos humanos no impulsionamento dessa essência. Desde a contratação até a entrada de um novo funcionário, este deve estar ciente do propósito da empresa, pois isso, pode ser crucial para sua decisão de querer fazer ou não parte daquele time e, acima de tudo, encontrar a motivação suficiente para conectar a sua concepção de vida com o propósito do trabalho.
Dessa forma, além do funcionário ganhar um sentido que fará de fato diferença para o seu dia a dia, ganha a empresa, que terá não somente o reconhecimento do mercado por meio do sucesso financeiro. Ela será capaz de inspirar aqueles que colaboram com a sua essência, fazendo com que cada colaborador se sinta útil e motivado para acordar todos os dias para trabalhar.
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