No post anterior falamos sobre a importância das newsletters para manter a comunicação com seus públicos de interesse. Se você achou uma boa ideia, quer começar, mas não sabe por onde, damos algumas dicas que vão te ajudar a destravar e escrever hoje a sua primeira news! Vem com a gente!
Antes de tudo o conteúdo: não tem jeito, ele é o motor principal da sua comunicação. Se você não tiver conteúdo interessante, quem recebe pode até abrir a sua news uma vez, não chega até o final e não abre mais Pior: pode até pedir para se descadastrar! Por isso, pense bem no que vai escrever. Vale compartilhar artigos que você publicou no LinkedIn, blogposts, notícias sobre o seu mercado, matérias com participação da sua empresa… Enfim, tudo o que cerca o seu ecossistema pode virar notícia na news.
Formato: tudo vai depender do tipo de conteúdo que você quer enviar. O ideal é que ele seja intuitivo, fácil de ler, com pequenos textos de introdução que levam a links onde será possível aprofundar os temas.
Tamanho: de novo: vai depender do conteúdo! Mas você pode pensar sempre num tempo de até 5 minutos de leitura e pode, inclusive, avisar no início da news que esse será o tempo que ela investirá na news.
Título: um assunto de e-mail chamativo e curto é o imprescindível para uma
newsletter de sucesso. Mas atenção: não adianta fazer um título bombástico totalmente desvinculado com o que você traz na mensagem. O assunto do e-mail precisa ser condizente com o conteúdo enviado.
Frequência: aí depende de cada empresa/influenciador. Há quem tenha conteúdo para news diárias ou quem prefira fazer envios semanais ou mensais. Aqui na ANCom, por exemplo, decidimos não ter uma periodicidade fechada. Sempre que temos boas novas, fazemos os envios. Assim, temos garantia de que estamos enviando sempre informações muito relevantes para nossos contatos.
Envio: há diversas plataformas com versões gratuitas nas quais basta você fazer o seu cadastro para poder criar a sua news e fazer os envios. Após o envio, você também consegue medir o sucesso do conteúdo, saber quem solicitou descadastro e tudo mais. Vale testar algumas e só então decidir qual a que melhor atende suas necessidades e, aos poucos, ir migrando para a versão paga.
Dica de ouro: quanto mais imagens você colocar na news, mais os filtros dos e-mails vão jogá-la para pasta de spams. Então, por mais legal que seja ter um layout lindo, cheio de fotos e infográficos, pense que pode ser que ele não chegue no destino final. Melhor seria fazer um blogpost com essas imagens e incluir o link na news. Pense nisso!
Se empolgou? Comece agora? Se achar que precisa de ajuda de profissionais, fala com a gente que montamos um projeto personalizado para você.
Commenti