top of page

Gerenciamento de crise: o que é e porque fazer

Integrante do plano de comunicação, o gerenciamento de crise é indispensável para a “limpeza” da imagem dos assessorados, quando a polêmica fala mais alto



Gerenciamento de crise, Olivia Pope, media training… Só se falava disso no Twitter no final de fevereiro, após mais uma eliminação polêmica do BBB 21. Sobrou até para a personagem da série Scandal, a famosa relações públicas interpretada por Kerry Washington, Olivia Pope, que cuida da imagem de celebridades como o presidente norte-americano na trama criada por Shonda Rhimes.


Mas, o que é gerenciamento de crise? No universo da assessoria de imprensa e relações públicas, esse plano de comunicação entra em ação quando o assessorado precisa de ajuda para reverter alguma situação negativa na qual se envolveu. Polêmicas como gafes, ‘piadas’ de cunho racista, entre outras ações, ficaram ainda mais em alta com a cultura do cancelamento, que não perdoa ninguém no tribunal da web.


Primeiro, é importante entender o que aconteceu, quais os envolvidos e o grau de seriedade do ocorrido para que o gerenciamento de crise seja bem conduzido. Em seguida, a equipe de comunicação da assessoria de imprensa estuda formas de reverter a situação de forma que todos saiam ganhando. Não se trata só de barrar as consequências de um ato desrespeitoso, e sim de analisar a fundo uma forma de prevenir, amenizar e evitar que o case ganhe destaque excessivo na imprensa.


Assessoria de imprensa em ação no gerenciamento de crise

Sabia que a gestão de crise pode ocorrer antes mesmo do fato em si? Cabe aos assessores de imprensa preverem e se anteciparem às crises iminentes. Afinal, o time da comunicação está sempre conectado e antenado às notícias e tendências, e pode avisar ao assessorado caso alguma fala ou comportamento dele possa se tornar polêmico - antes mesmo de se tornar público.


Algumas estratégias de sucesso em gestão de crise são:

  • Pedido público de desculpas;

  • Promessas de melhora;

  • Ações nessa direção, que demonstrem em atitudes as falas.

Basicamente, o que tem feito Karol Conka desde a sua saída do BBB. Até mesmo o penteado e o visual da cantora se tornaram mais leves: em tons de rosa claro e em camisas mais formais e delicadas, em suas últimas aparições, é nítido que o gerenciamento de crise busca literalmente mudar a imagem negativa da rapper.


Trata-se de muita estratégia e planejamento para que o gerenciamento de crise seja bem feito. Afinal, quando há vidas envolvidas, tudo ganha mais importância, e a sinceridade e a transparência são essenciais em qualquer plano de comunicação eficaz.

Quer saber mais? Fale com a gente.



bottom of page