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Você sabe em qual rede social deve investir?



Já falamos aqui em como você pode transformar as suas redes sociais em um canal estratégico de comunicação. Mas você sabe mesmo em qual rede deve investir? Onde está o seu público? E o que falar em cada uma delas?


Como você deve saber, as redes sociais têm objetivos e perfis diferentes. Consequentemente, o seu posicionamento deve ser adaptado para cada canal. Aqui vamos falar das principais redes usadas para negócios: LinkedIn, Instagram, Facebook e Pinterest.


No Instagram, quem manda é a imagem. Seja ela uma boa foto, vídeo, um texto curto ou infográfico, a imagem do post é o foco deste canal. E a plataforma dispõe de diversos formatos que, quanto mais você diversifica o conteúdo, mais seus posts ganham alcance orgânico. Por isso, não basta investir apenas no feed. É preciso fazer stories diários, lives periódicas, produzir vídeos para IGTV e Reels.


O Facebook vem perdendo muita audiência nos últimos anos, mas continua sendo importante ter perfil ativo na rede - principalmente por ter grupos com interesses focados, nos quais você também pode se fazer presente. Dependendo do seu público e dos seus objetivos, pode ser um ótimo canal de comunicação.


O LinkedIn é uma rede mais profissional, onde o foco é a publicação de artigos, interações com potenciais clientes e análise de concorrentes. Ali a coisa é mais séria - não dá pra ficar postando foto dos filhos ou do churrasco do final de semana. Quanto mais conteúdo original você publicar, melhor será o seu alcance. Assim como vale comentar e compartilhar conteúdos para que você consiga ampliar cada vez suas conexões.


Já o Pinterest é a rede mais visual de todas. Seus usuários estão interessados em ter referências e ideias para aplicar na vida real. DYI (os famosos faça você mesmo) são a cara da rede que também requer de fotos boas para que o perfil tenha relevância.


O Youtube democratizou a produção de vídeos e tem espaço para todos os públicos. Por isso, é importante entender qual o perfil da sua audiência o para poder produzir conteúdos que reverberem nos usuários certos. É o segundo site mais acessado do Brasil e no mundo (Alexa), perdendo apenas para o imbatível buscador da internet (Google.com). Seu mecanismo de pesquisa já é tão relevante nas estratégias de SEO quanto o do próprio Google.


Em tempos de pandemia, o TikTok se tornou o aplicativo mais baixado no mundo durante a quarentena - segundo a empresa de análise Sensor Tower, o app chinês acumulou 315 milhões de downloads somente no primeiro trimestre de 2020.


A rede social de vídeos está disponível para Android e iOS e permite capturas rápidas, entre 15 segundos e 1 minuto, que são divulgadas pelos usuários no feed. Febre entre os adolescentes, o crescimento rápido do TikTok fez com que o mundo ficasse de olho nele: por isso, se a sua empresa tem conteúdo visual ou visa atingir os público mais jovens, essa rede social não pode ficar de fora do seu planejamento.


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