Já falamos aqui em como você pode transformar as suas redes sociais em um canal estratégico de comunicação. Mas você sabe mesmo em qual rede deve investir? Onde está o seu público? E o que falar em cada uma delas?
Como você deve saber, as redes sociais têm objetivos e perfis diferentes. Consequentemente, o seu posicionamento deve ser adaptado para cada canal. Aqui vamos falar das principais redes usadas para negócios: LinkedIn, Instagram, Facebook e Pinterest.
No Instagram, quem manda é a imagem. Seja ela uma boa foto, vídeo, um texto curto ou infográfico, a imagem do post é o foco deste canal. E a plataforma dispõe de diversos formatos que, quanto mais você diversifica o conteúdo, mais seus posts ganham alcance orgânico. Por isso, não basta investir apenas no feed. É preciso fazer stories diários, lives periódicas, produzir vídeos para IGTV e Reels.
O Facebook vem perdendo muita audiência nos últimos anos, mas continua sendo importante ter perfil ativo na rede - principalmente por ter grupos com interesses focados, nos quais você também pode se fazer presente. Dependendo do seu público e dos seus objetivos, pode ser um ótimo canal de comunicação.
O LinkedIn é uma rede mais profissional, onde o foco é a publicação de artigos, interações com potenciais clientes e análise de concorrentes. Ali a coisa é mais séria - não dá pra ficar postando foto dos filhos ou do churrasco do final de semana. Quanto mais conteúdo original você publicar, melhor será o seu alcance. Assim como vale comentar e compartilhar conteúdos para que você consiga ampliar cada vez suas conexões.
Já o Pinterest é a rede mais visual de todas. Seus usuários estão interessados em ter referências e ideias para aplicar na vida real. DYI (os famosos faça você mesmo) são a cara da rede que também requer de fotos boas para que o perfil tenha relevância.
O Youtube democratizou a produção de vídeos e tem espaço para todos os públicos. Por isso, é importante entender qual o perfil da sua audiência o para poder produzir conteúdos que reverberem nos usuários certos. É o segundo site mais acessado do Brasil e no mundo (Alexa), perdendo apenas para o imbatível buscador da internet (Google.com). Seu mecanismo de pesquisa já é tão relevante nas estratégias de SEO quanto o do próprio Google.
Em tempos de pandemia, o TikTok se tornou o aplicativo mais baixado no mundo durante a quarentena - segundo a empresa de análise Sensor Tower, o app chinês acumulou 315 milhões de downloads somente no primeiro trimestre de 2020.
A rede social de vídeos está disponível para Android e iOS e permite capturas rápidas, entre 15 segundos e 1 minuto, que são divulgadas pelos usuários no feed. Febre entre os adolescentes, o crescimento rápido do TikTok fez com que o mundo ficasse de olho nele: por isso, se a sua empresa tem conteúdo visual ou visa atingir os público mais jovens, essa rede social não pode ficar de fora do seu planejamento.
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