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5 dicas de Relações Públicas para profissionais liberais utilizando mídias digitais

Muitas vezes, por desconhecimento do mercado, falta de um profissional de confiança ou por achar o investimento alto, profissionais optam por cuidar da própria comunicação e construção da imagem. Um dos meios cada vez mais utilizados, dentro do atual contexto tecnológico e de conexão em redes, são as mídias digitais. E quando falamos em mídias digitais, englobamos qualquer plataforma on-line que utilize uma conexão com a internet para executar suas funcionalidades, e não somente mídias sociais.

Para ajudar esses profissionais que, além de atuarem na área de conhecimento escolhida, também atuam diretamente na própria divulgação, listamos 5 dicas essenciais de Relações Públicas para profissionais utilizando mídias digitais. Confira e compartilhe:

#1 Crie canais de aproximação

Você não precisa estar em todas as redes sociais e meios digitais, mas você precisa ser notado e conseguir se destacar de alguma forma. Conheça seu público, saiba onde é mais provável encontrá-lo e criar vínculos. Alguns segmentos funcionam melhor utilizando apelo visual, outros são mais facilmente atraídos por conteúdo relevante, outros preferem entretenimento. Lembre-se também que canal digital não se resume à redes sociais. Sites e campanhas de e-mail marketing, por exemplo, ainda existem e têm o seu valor.

#2 Exponha a sua identidade

Após fazer uma análise e definir os melhores meios para se conectar ao seu público, coloque toda a sua identidade em cada canal criado. Não vai ser da noite para o dia, mas aos poucos as pessoas começarão a te perceber como você gostaria de ser percebido, desde que saiba trabalhar a sua imagem de forma positiva e estratégica. Destaque seus pontos fortes, convide o seu público ao debate, esteja aberto à conversas e deixe as pessoas conhecerem melhor você e seu trabalho.

#3 Respeite as características próprias do meio escolhido

Siga as recomendações e especificações de cada canal e tenha bom senso ao fazer uso de redes sociais. Evite publicações pessoais, que nada agregam ao crescimento profissional. Não utilize o Instagram, que tem um maior apelo visual, para postar mensagens motivacionais. Não faça longos textos no Facebook. Não poste memes no LinkedIn (nada disso é uma regra, mas só deve fugir do padrão se for justificado por uma ação embasada). Esteja atento às recomendações de dimensões de imagens que cada rede exige. Utilize imagens de qualidade e que comuniquem aquilo que você quer.

#4 Conheça características técnicas e aspectos tecnológicos

Cada meio digital possui uma particularidade e oferece diferentes ferramentas e maneiras para que um profissional de comunicação consiga atingir seu objetivo. O Facebook possui uma poderosa ferramenta de publicidade, o LinkedIn pode ser otimizado utilizando técnicas de SEO e deixando o perfil (ou página) amigável para os motores de busca, fazendo com que você seja encontrado mais facilmente a partir de palavras-chave. Seu site pode trazer melhores resultados a partir de estudos de usabilidade e realização de testes A/B. Esses são apenas alguns exemplos de tecnologias aplicadas ao marketing digital que você deve pelo menos entender um pouco na teoria. Sabendo a teoria, você está apto a ter ideias para poder colocar em prática ou contratar alguém que o faça por você.

#5 Construa, alimente, faça crescer. Não pare!

Não adianta se empolgar, começar algo e achar que o resultado vai aparecer no dia seguinte. Tudo depende de planejamento e esforço. Se você começou, continue até os resultados começarem a aparecer. Reavalie a estratégia, adote diferentes táticas, acompanhe, otimize, meça. Só não vale desistir. Garantimos para você que, com dedicação, persistência e muita atenção na qualidade do que é feito, os resultados vão vir e o objetivo traçado lá no começo estará a poucos passos de você.

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