Há mais de cem anos, a assessoria de imprensa é a ferramenta responsável pela comunicação de empresas e porta-vozes com a mídia. Mas você sabe exatamente como funciona? Como avaliar seu retorno? Qual seu papel dentro da estratégia de comunicação? Essas são dúvidas comuns e muitos profissionais e empresas optam por não incluir esse serviço em seu mix de comunicação simplesmente porque não entendem a importância desse trabalho.
Não descartamos a relevância de nenhum dos meios existentes para promover serviços e produtos. Porém, em determinadas situações e, de acordo com os objetivos pretendidos, a assessoria de imprensa pode ser o meio mais eficaz para se alcançar o que deseja. Por isso, listamos seis benefícios que um trabalho de assessoria de imprensa bem executado pode trazer para o seu negócio.
#1 Visibilidade
Contar com um serviço de assessoria de imprensa é uma maneira de deixar de ser invisível para o mercado em que você atua e também para clientes potenciais. Ninguém cria um negócio para permanecer no anonimato, certo?
#2 Reconhecimento
Mais que visibilidade, reconhecimento. A partir de estratégias utilizadas por profissionais da área, sua marca e seu nome passam a ser reconhecidos pelo seu público-alvo e também pelos concorrentes e demais públicos envolvidos no seu meio de atuação. Além de novos clientes, você aumenta as chances de conquistar parcerias estratégicas importantes para o desenvolvimento do seu negócio.
#3 Posicionamento
Talvez você já seja reconhecido no mercado, mas acha que a forma como te enxergam não é exatamente a maneira como você gostaria de ser visto e reconhecido. Uma estratégia de comunicação baseada em assessoria de imprensa consegue posicionar e fortalecer a sua marca (sua empresa, seu serviço…) de acordo com pilares estabelecidos previamente.
#4 Credibilidade
Um dos principais benefícios ao se trabalhar com assessoria de imprensa é a credibilidade e confiança que são gerados através da forma como a comunicação é apresentada. Na propaganda, por exemplo, temos uma diversidade maior de formatos para trabalharmos uma mesma mensagem. Porém, uma propaganda é facilmente identificada como uma mensagem paga e, se você não tiver uma imagem positiva já estabelecida, pode ser difícil transmitir o que se quer com credibilidade. Na assessoria de imprensa conseguimos passar uma imagem de autoridade no assunto, muitas vezes de uma forma sutil e não atrelada a uma mensagem publicitária.
#5 Planejamento
O profissional de assessoria de imprensa também será responsável por fazer todo o planejamento estratégico da comunicação, que inclui em quais canais atuar, quais os veículos indicados conforme objetivo e público-alvo, quais editorias e assuntos que deverão ser enviados para a imprensa ou abordados em outros canais. Vale destacar aqui que, na realidade atual, o assessor de imprensa consegue traçar planos de atuação que vão além das mídias tradicionais, mas também envolve novas mídias e formas de atuação.
#6 Gerenciamento de crises
Uma parte importante do trabalho é o gerenciamento de crises. Cabe aos profissionais especializados criarem um plano de comunicação para contornar situações negativas. A assessoria de imprensa sabe lidar com exposições e reverter a situação com informações positivas sobre a empresa. Utilizar o tom errado em tais momentos pode ser definitivo para piorar a situação e manchar uma reputação por muito tempo ou, até mesmo, para sempre.
Se quiser mais esclarecimentos sobre o trabalho da assessoria de imprensa e como o seu negócio pode se beneficiar com isso, entre em contato com a gente aqui na Anunciattho que estaremos prontos para te dar todo o suporte necessário.