Cinco dicas para quem está começando em Assessoria de Imprensa e RP

1. Tenha um diferencial

O profissional de assessoria ou RP, como todo bom jornalista, é um generalista. Ele entende de diversos assuntos, conhece sobre planejamento, social media, eventos e publicidade. Nada disso é ruim e, hoje em dia, estar a par das novidades é essencial. No entanto, ser especialista pode trazer muitas vantagens. Escolha um aspecto da profissão e procure se especializar nele, faça dele o destaque do seu currículo. Isso irá atrair a atenção de novos clientes e ajudar na fidelização.

2. Forneça um conteúdo atual

Campanhas baseadas em datas sazonais, como Natal ou Dia das Mães sempre existirão. É importante saber como extrair uma boa história para relacionar sua marca a cada época do ano. Porém, é preciso estar atento aos temas do momento para garantir uma boa cobertura da mídia. Se informe! Saiba quais são os assuntos que estão em destaque nos jornais e pense como é possível relaciona-los à marca.

3. Networking

Relacionamentos são essenciais para o profissional de Assessoria de Imprensa ou RP. Faça contatos, participe de eventos, festas, congressos. Lembre o nome das pessoas que você conhece, se interesse por elas. Respeite seus parceiros e o trabalho deles. Pode parecer difícil mas uma rede de contatos grande e estável vai te trazer novos trabalhos e auxiliar na divulgação dos seus clientes.

4. Invista nas redes sociais

Atualmente, estar presente na Internet é básico dentro do planejamento de comunicação de qualquer empresa. Mas apenas estar na Internet não é suficiente: é necessário saber quais plataformas são as mais interessantes para o negócio do seu cliente, quais conteúdos irão atrair mais engajamento e como melhorar resultados a partir da análise de dados. É muito importante também conhecer o seu público-alvo, saber com quem você está falando. Conhecendo o público, é possível definir qual tipo de conteúdo e qual abordagem utilizada pode surtir o melhor resultado. Você não fala da mesma forma e sobre os mesmos assuntos com todos os tipos de pessoas que você conhece, certo?

5. Saiba medir resultados

O papel do assessor e do profissional de RP é gerar awareness e destaque para a marca. Para saber se as ações foram efetivas é preciso, de alguma forma, mensurar o retorno que elas geraram para a empresa. E aqui não estamos falando de saber quantos acessos foram feitos ao site do cliente, mas como isso se converteu em novos negócios. Então fique atento aos números.

© Anunciattho Comunicação 2017.

Site produzido por Inside Business Design.