“Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia o velho Chacrinha, ainda em meados dos anos 1970. Há mais de 40 anos os brasileiros ouvem essa frase, mas ela nunca foi tão atual quanto nesse período de pandemia.
Afinal, hoje, quem não está no meio digital, não faz quase nada (se é que ainda existe!). Mas é preciso saber se comunicar, que tipo de diálogo travar em cada plataforma com empatia, leveza e conexão com o propósito corporativo.
Quanto mais a empresa se faz presente, mais é lembrada pelo seu público e mais relevante a sua marca. Isso significa também mais vendas (contratos ou transações, dependendo da natureza do negócio) e maior poder de negociação com fornecedores.
Por isso, na hora de estruturar (ou, por que não, reestruturar) seus canais de comunicação, faça um Plano Estratégico de Comunicação que englobe mensagens focadas no público interno, externo, relações com a mídia e stakeholders. E cada um desses públicos tem seus canais e linguagem específica, que vão depender do mercado no qual você está inserido.
Também é importante definir os seus objetivos para cada uma dessas ações, assim, as atividades do dia a dia ganham um significado maior e todos os envolvidos sabem para onde caminhar juntos. Ainda, é interessante criar objetivos a curto, médio e longo prazo, assim, você vai percebendo as conquistas ao longo do tempo.
Ações de comunicação integrada bem executadas podem gerar aumento de valor de mercado, disseminar serviços e produtos com seus públicos de interesse, exposição positiva e credibilidade em torno da empresa.
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